segunda-feira, 22 de março de 2010

Mobilização - 1

Apesar da retirada das faixas convocando os moradores do bairro para uma reunião no dia 21/03, o evento aconteceu. Choveu muito na noite anterior e na madrugada do domingo, mas como São Pedro é um cara legal, de manhã até que saiu um solzinho ardidinho.

Foram apresentados vários problemas não só do bairro, mas de toda a região, como falta de creches, policiamento, IPTU caro etc etc etc - além, é claro, o caso dos alucinógenos que os moradores andam ingerindo, o que os faz enxergar as ruas em estado precário.

Uma boa discussão apresentada pelo Fábio foi a do IPTU, considerado por todos caro. Na realidade o lance de caro ou barato é bem relativo. Se você compra um produto, independente de seu valor nominal, e ele atende a todas as suas necessidades e expectativas, ele não é caro. Por outro lado, se você compra algo por uma "pechincha" e a coisa não funciona a contento, você se sente com um belo par de orelhas. E enormes. Saiu caro, e ponto!
É o que acontece aqui. O valor do IPTU é considerado como de um bairro de alto padrão, mas quando você compara o que temos aqui com o que existe do outro lado da represa, mais próximo à Côrte (Miami, Riviera, Recreio da Borda do Campo etc), você se sente um perfeito idiota. E a coisa foi além: na apresentação ficou bem claro que as restrições à ocupação que aplicam aqui parecem não servir do lado de lá. Como o Fabio colocou: "a represa é a mesma, o manancial é o mesmo, a Mata Atlântica é a mesma, a cidade é a mesma, até a lei é a mesma. Então por que ela é aplicada de uma maneira aqui e de outra lá?"

O que interessa é que um primeiro passo foi dado. Algumas comissões estão se formando e em breve alguns resultados devem surgir. E este blog está aberto a todos os que quiserem trocar informações sobre o assunto. Fiquem à vontade!

Só para registro: uma pessoa conhecida minha disse que o Sr. Angelo, funcionário da subprefeitura, ligou para ela na 6a. feira querendo saber detalhes sobre a reunião. Queria saber quem estava organizando, se ia ter imprensa registrando etc. Mêda! Pô cara... era só aparecer lá e assistir. Aqui na "comunidade" a "gente somos" civilizados. Ninguém vai bater em ninguém não. Aliás, na próxima reunião estão pensando até num churrasquinho. Sintam-se convidados (mas tragam o que vão beber, por favor...).

Finalizando, seguem fotos de algumas das faixas arrancadas pelos funcionários da sub.

Um grande abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário